terça-feira

Vanilla Sky

Vocês lembram daquele filme Vanilla Sky com Tom Cruise? Neste filme ele sofre um acidente que o desfigura completamente e descobre, no fim, que vive ligado a uma máquina que deveria fazê-lo viver em uma falsa e feliz realidade.

Noto que, hoje em dia, as pessoas parecem optar pela falsa realidade. Vivem em um mundo paralelo aonde tudo é mais fácil e feliz. Vejo pessoas se escondendo atrás de vídeo-games, baladas, bebidas, drogas, sexo, consumo, etc. E tudo isso para não serem obrigados a encarar a sua própria realidade, o seu "eu" verdadeiro.

Em alguns casos, a negação da realidade beira a loucura como pais que vivem como se não tivessem filhos, pessoas que não agem ou se vestem de acordo com a sua idade (a idade está na cabeça, certo?). Os resultados estão aí para quem quiser ver. Crianças sem rumo, orientação e educação; adultos sem compromisso com nada.

Um fenômeno igualmente interessante é o auto-engano coletivo. As pessoas simplesmente optaram por não enxergar as verdadeiras causas do caos social em que estamos mergulhados. Tudo é permitido em função do politicamente correto. A antiga moral está morta e enterrada. Hoje chamamos prostitutas de profissionais do sexo, bandidos de excluídos da sociedade do capital, vândalos de revolucionários, etc.

Tudo, hoje, é relativo. Tudo depende dos olhos de quem vê. Muito depressa descartamos verdades absolutas. Não existe mais o bem é o mal. O conceito de certo e errado caiu em desuso. Como resultado temos a mais despreparada e infeliz e insaciável geração que já pisou neste planeta.

As pessoas estão se isolando mais e mais a cada dia pois cada um é o imperador de sua própria fantasia, é rei de seu mundo de faz-de-conta privado. A solidão é o resultado inevitável de nossas mentiras.

Se tem uma verdade absoluta sobre a felicidade (a verdadeira) é que ela passa, obrigatóriamente, pelo conhecimento de si mesmo pelo conhecimento da verdade. Somente a verdade nos libertará da prisão de mentiras que nos auto-impusemos. 

No final das contas nos é dada, como no filme, a opção de encarar de frente nossos medos e viver a realidade ou seguir em um mundo de fantasia. Qual é a sua escolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os dez mandamentos do comentador responsável:

1. Sê breve
2. Sê honesto
3. Deixa o teu nome
4. Não blasfemes
5. Não te desvies do assunto
6. Não respondas só com links
7. Não digas asneiras
8. Não sejas demasiado curioso
9. Não alegues o que não podes evidenciar
10. Não escrevas só em maiúsculas

Reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos e deselegantes.